CHEGANÇA

Bem-vindo com suas opiniões respeitosas!

Powered By Blogger

domingo, 2 de maio de 2010

JABUTICAQUI

"Jabuticaqui tem no Maranhão, tradição raiz do Cacuriá"... apresentação breve, mas completa do grupo Jabuticaqui na canção "Agô" do músico (grande músico) Meyson.
O grupo divinamente orquestrado por Neide Mattos (Neidinha pros íntimos) exalta o Cacuriá, dança típica do Maranhão de ritmo derivado do carimbó também maranhense, e tem sua origem na festa do Divino Espírito Santo.
No último domingo (25/04), o grupo realizou mais um de seus encontros (e que encontro) que celebra (de forma visceral) a cultura popular brasileira... tão rica... tão colorida... tão pouco conhecida... mas difundida por valorosos e ativos núcleos culturais encontrados pelos quatro cantos do país.
Nesses encontros se apresentam também convidados com outras bases da cultura popular e assim se promove o conhecimento e a interação entre os grupos e seus trabalhos realizados.
... cultura popular é isso: tradições (em grande parte religiosas), cantos, danças, ritmos, sons que representam uma região, um saber, uma reverência, uma crença e quando se encontram se tornam uma grande festa de encher os olhos, de alimentar a alma, de libertar as amarras, de intimidar o calundu, em outras palavras... de prestar felicidade.
"Agô reis do oriente,
Evoé quem vem de lá,
Chego agora minha gente
Pra dançar Cacuriá"

6 comentários:

  1. Ivana querida...a cultura popular, o nosso saber mais profundo, aquilo que faz parte da nossa essência, aquilo que nos deixa feliz...Suas palavras me emocionaram...obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ivana,

    coisa boa esse tal de jabuticaqui!

    estive lá nesse 25/04 (primeira vez); ô coisa boa mesmo, boa pra desintoxicar corações e mentes do ramerrame da indústria cultural que assola o país.

    comovente o trabalho do grupo - neidinha à frente -, exemplo e estímulo para outros resgates e outras manifestações culturais.

    (você tava toda toda, filmadora em punho, captando tudo... teremos um vídeo aqui no meias, mas minhas...?)

    ResponderExcluir
  4. .


    belas meias suas palavras

    .

    AGÔ mundo novo

    .

    ResponderExcluir
  5. Ivi, não sei expressar em palavras a alegria que tuas palavras me causaram...Beijo Grande!!! Aline

    ResponderExcluir
  6. Pés no chão...fincados pra voar...
    Jabuticaqui é pra massagear corações

    ResponderExcluir